terça-feira, 26 de agosto de 2008





Boa tarde a todos...


Putz... quase duas semanas sem escrever nadinha!! Eu mesmo pensei que tinha voltado às boas com o teclado, mas pelo visto até eu me enganei! Aliás... enganei a mim mesmo! Mas enfim... de volta como sempre!

Quinze dias em que nada mudou muita coisa... com a campanha eleitoral a pleno vapor, Rio Branco está cada vez mais dividida em dois pólos... situação e oposição! Coisa mais normal do mundo, na minha opinião... e que, sem dúvida, deixam a cidade mais movimentada... animada... e até mesmo com os nervos à flor da pele! Mas aqui é assim mesmo... uma cidade que adora política... um povo que respira política! Acho tudo isso um barato!

Mas legal mesmo é assistir ao programa eleitoral obrigatório!! Nossa... aqui no Acre, o programa eleitoral ganha um quê de carnaval misturado com folclore e muita, mas muita cara-de-pau!

São os velhos conhecidos da política que tentam desesperadamente voltar ao poder... são aqueles camaradas que visivelmente lêem aquilo que estão dizendo... incapazes de decorar um texto minúsculo... são aqueles que não têm a menor noção de qual seja o papel de um vereador na câmara (e ainda ficam dizendo: "vou ajudar o prefeito tal...")... mas sequer sabem como fazê-lo... e finalmente vêm as criaturas mais abissalmente esdrúxulas dizer que são candidatos pela primeira vez e que "resolveram encarar esse desafio" para defender a população. Contra o quê, ninguém sabe!

É mais ou menos assim...

Nessa corrida para a Câmara de Vereadores, saem na frente aqueles que concorrem à reeleição. Sem dúvida! Os caras já sabem o que fazer... e querem continuar fazendo! É claro, que o objetivo principal é continuar ganhando seus altíssimos salários... trabalhando de terça à quinta... tendo três meses de férias no final do ano e mais um no meio do ano... enfim... continuar com a vida boa que levam! Pagar seus carrões, seus "assessores" (que na maioria das vezes é um irmão, tio, tia, cachorro, papagaio, periquito)... e não trabalhar de fato! Vão defender a população de quê? Contra o quê? ninguém diz também!

Mas se tem uma coisa que eu instituiria para os candidatos em geral é o critério de beleza! Sim.. porque, sinceramente, eita bando de gente feia esse que se candidata! Meu Deus... é uma galera humilde, eu sei... mas, falando sério... esse pessoal chega a ser hilário de tão feio! É gente desdentada... gente completamente sem "porte" de político!! Ñão tem aquele "tchan", entende? Não estou aqui querendo lançar a Gisele Bündchen a nada... mas pô... um candidato tem que ser minimamente bem apessoado. Olhe o Aécio Neves! O ACM Neto! A Marta Suplicy! O Gilberto Kassab (atual prefeito de São Paulo)! Os caras mandam bem!! São bem apessoados... são "apresentáveis"... são articulados... são verdadeiros candidatos!! Pô... até o Lula melhorou a idumentária!! E olha que ele é feio pra caramba!!! Mas tem que ter "apresentabilidade". Saber se vestir é o mínimo!!

"Votem nimim..."


E o que dizer da fala dos candidatos? Da comunicabilidade (ou melhor, da falta dela)??? Um grande número de candidatos não sabe falar! Minto... primeiro, um grande número não sabe ler!! E os que sabem, não lêem direito!! Não respeitam pontuação... não respeitam a grafia das palavras... não respeitam o idioma pátrio!! Sem contar que muitos falam com a gente como se fôssemos retardados... Sabe aquele jeito de falar de um professor de inglês de antigamente?? Daquele jeito!!! "Você sabe que eeeeuuuu defendo a nossa popula-çãããão...". Ridículo!!!

Muitos podem pensar que sou preconceituoso, mas não sou... o Lula que o diga!! Semi-analfabeto, é como muitos o consideram... mas pelo menos ele sabia ler quando ia pra televisão falar no programa eleitoral!! Putz... é de fazer rir... e chorar! Chorar sim... porque só de pensar que uma pessoa dessas pode estar lá na Câmara nos representando... putz... é de chorar mesmo!!

Bem... pra mim, o horário eleitoral gratuito é um momento de relaxamento... em que rio sozinho das coisas que são ditas... comento sozinho a fala de cada um deles... a falta de propostas... a falta do que fazer de um grande número de cidadãos que querem só mamar nas tetas do governo! Mas é assim mesmo... quem não quer sombra e água fresca, não é!?

Bem...


Até a próxima!!



Nenhum comentário: