quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A vida...


Bom dia a todos...


Depois de não escrever ontem por pura preguiça, hoje me sobreveio um momento de reflexão... Na verdade, esse momento veio ontem à noite, mas como não tinha como postar, escrevi num papel a fim de publicar hoje!

A parte da noite sempre me faz pensar em muitas coisas... mas, o mais importante é pensar! Penso, principalmente, sobre a vida em todos os seus aspectos. A nova profissão escolhida, os rumos que as coisas tomam, os caminhos obscuros que às vezes percorremos, as "peças" que a vida nos prega, enfim... penso sobre tudo!

Faço o curso de Direito na Federal do Acre e todas as noites, durantes as aulas, pergunto-me se estou no caminho certo... se tenho vocação pra isso... se faço "direito". São coisas surpreendentes - mas às vezes enfadonhas - que tenho aprendido todas as noites. Felizmente, minha capacidade de memorizar - e por que não dizer "aprender"? - ainda é satisfatória e muito útil... só não sei até quando.

A profissão escolhida é - em minha opinião - o ponto de partida para todas as outras coisas. Se bem sucedidos, temos um certo conforto para gozar a vida. Afinal, quem não pensa em ganhar bem para poder apreciar as coisas boas? Viajar (ainda que sozinho), comprar uma boa casa, carros.. fazer algum tipo de investimento que aumente ainda mais nossos dividendos, enfim... sempre pensamos em crescer e envelhecer com um conforto bastante razoável, e para isso, a escolha da profissão, da carreira a ser seguida, é sempre o primeiro passo.



Com grana, tudo parece ficar mais fácil... podemos realizar nossos sonhos materialistas e ter a vida com a qual todos sonhamos. Mas... e a vida pessoal? Os sentimentos? Bem... dizem que "dinheiro não compra felicidade"... mas bem que, com grana, a felicidade pode ser alugada, mesmo correndo um risco muito alto, pois esse aluguel - assim como qualquer tipo de aluguel - é dinheiro perdido!

Muitas vezes, nossas vidas tomam rumos que não planejamos... Eventos imprevisíveis, "casos fortuitos ou de força maior" nos impelem a tomar decisões urgentes sem muita reflexão. Normalmente, tais decisões têm muito impacto a curto prazo... num futuro próximo... fazendo-nos andar em "cordas bambas" ou mesmo nos obrigando a revelar nossos lados menos bonitos, mais obscuros... e até mesmo mais cruéis! É o instinto de sobrevivência... o instinto animalesco que nos guia nessas horas. Horas em que nossas vidas tomam rumos que nos enchem de medo e lotam nossas cabeças de receios e dúvidas! O que fazer, então? Como agir? Não sei... juro que não! Ahh se eu soubesse...

Agora vamos refletir... há coisa mais nojenta do que ser pego numa das "peças" pregadas pelo destino? Esse tal de destino... só apronta! Uma pessoa qualquer... com um bom emprego, familia, situação econômica estabilizada, enfim... sentindo-se realizada... Sempre se fode! Em algum momento, vem o tal do destino e tira tudo dele! Como se fosse pra testar sua capacidade de reconstruir tudo! E a pessoa não desanima... começa tudo "do zero"... Reconstrói sua vida financeira... encontra um novo amor... uma nova vida... aí vem o antigo chefe e o quer de volta pro antigo emprego! O antigo amor vem e diz que foi um erro tê-la abandonado! Tudo chama para que ele volte à vida antiga, mas... porra... a pessoa passa um mal-bocado pra se reerguer e depois tudo volta pra ela assim? E quando isso acontece, tem-se urgência... a pessoa também não pode pensar muito não... é "sim ou não" e pronto! Pense numa situação fodida! Nessas horas, meus caros, nem Deus pode fazer muito por você não... é escolher um caminho, fechar os olhos e torcer pra que não venha um caminhão no sentido oposto. De resto, rezar para que o caminho escolhido dure tempo o suficiente para não deixar que a vida mude radicalmente de novo!



O fato é: peças, caminhos obscuros e más escolhas à parte, a vida é pra ser vivida... do melhor modo possível, mas sempre estando - ou pelo menos tentando estar - preparado para o que vier, pois o pior sempre pode acontecer. É evidente que sempre esperamos que as melhores coisas aconteçam na vida da gente... mas quem disse que "merda acontece!", deve ter tido a noção exata do que é viver de verdade!

Bem... reflexões feitas... mais um dia de escrita... tchau!



Boa quarta-feira pra todos!

Nenhum comentário: