quinta-feira, 17 de abril de 2008

Variações do Mesmo Tema...



Boa noite...


Ou será bom dia? Considerando que já são mais de 2:00hs da manhã de quinta-feira, acho que posso começar o post com o cumprimento matinal.

Escrevendo a esta hora... nunca havia me ocorrido tal fato! Mas, uma vez atacado pela insônia, não há como escapar... preciso interagir de alguma forma com alguém! Tá que isto não é de longe parecido com um messenger da vida, cheio de mensagens instantâneas, mas até que resolve.

Porra... tô puto! Passo quase um ano inteiro esperando por uma friagem, uma mudança que seja perceptível aos olhos de todos e essa birosca só dura um dia! Que saco! Amanhã, não vai estar aquele calorão, mas já vai ter sol... aquela coisa de sair na rua com o suor escorrendo... uma coisa que parece pesar sobre os ombros, tirando a disposição das pessoas... sempre parecemos estar "enfadados"... cansados... que merda! Enfim... morar num país tropical e no meio da Floresta Amazônica tem essa desvantagem!

Hoje (ou melhor... ontem), recebi uma mensagem do amigo que está fazendo um tour pela Europa... ele mandou algumas fotos diretamente dos alpes franco-suiços. Porra... que inveja! Toda aquela neve... branquinha... refletindo um sol maravilhoso... mas frio! Bastante frio por sinal! Tá... confesso que a inveja do local em si, foi muito maior que a questão da temperatura, mas pô... por que não unir o útil ao agradável?

Bem... tirando essa questão do tempo, hoje andei pensando sobre um milhão de coisas. Sobre o mesmo tema, evidentemente. Como disse no primeiro post deste blog, o melhor e único tema que estamos disposto a debater, somos nós mesmos... sempre! Invariavelmente!

Minha preocupação hoje, girou em torno do envelhecimento das pessoas. Envelhecer, provavelmente não deve ser das coisas mais fáceis de fazer! Aparentemente, ver o tempo que passou (e passando...), olhar as mudanças ao olhar no espelho, ver as mudanças do mundo que nos rodeia, dentre tantas outras coisas, é um processo muito doloroso... sofrido! Não que seja impossível fazer isso com alguma beleza ou alguma qualidade de vida... mas mesmo assim, deve doer muito! Tenho 27 anos... sempre digo o "somente" antes de dizer a minha idade a alguém! Não que isso me seja uma preocupação, mas é que me acho realmente muito novo ainda! Mas meu espírito não envelheceu junto com o meu corpo! Há nada menos que uma década, eu estava na minha primeira graduação... conheci a mulher da minha vida... comecei a fumar... aprendi a beber... era um adolescente típico! E já se passaram 10 anos... e parece que foi outro dia! Apesar da idade, olho sempre para os meus pais... (ele com 69 e ela com 58). Vejo o quanto a vida meio que castiga as pessoas ao envelhecerem. São as limitações físicas... as doenças... as preocupações... a forma como pessoas dessa idade procuram sempre tentar se sentir amparados, pois ficam mais frágeis... quase como crianças... mas com a consciência dessa fragilidade! E parar pra pensar que 10 ou 20 anos antes, essa fragilidade não existia nem nos piores pesadelos, é o que deve assustar mais ainda!


Quero deixar claro que apesar da idade, meus pais não são dependentes em nada... são muito sãos e muito capazes de tocar suas vidas. Mas não posso negar que tais pensamentos ocorrem tanto em suas mentes quanto na minha!

Dentre tantas outras coisas, envelhecer significa ver a vida com outros olhos... com os olhos da saudade... da nostalgia... da lembrança! Saudade dos tempos que não voltam... vontade de viver tudo de novo... e até cometer alguns erros novamente! Envelhecer, significa conhecer os atalhos da vida... conhecer melhor as pessoas... entendê-las por fim! Tudo isso é muito lindo... mas, envelhecer, também significa aproximar-se da morte... ter de conviver com doenças... limitações... preconceitos... desrespeitos... preocupações... medo! É viver a possibilidade de ver os amigos indo embora pra sempre... e saber que em pouco tempo também você estará partindo. É ter de olhar o mundo com um "quê" de despedida... de adeus!

Já que não há como escapar desse destino que nos é reservado, temos apenas de tentar fazer com que cada minuto dessa jovialidade que ainda nos resta seja vivido com o máximo de intensidade... fazendo aquilo que nos dá vontade... conhecendo pessoas, lugares... viver a vida! "Carpe Diem", uma vez disseram... e acho que foi uma das coisas mais sábias que já foi proferida!

Bem... que a vida seja realmente uma benção pra cada um de nós... que nos permita realizar nossos sonhos mais profundos... e que pegue leve quando estivermos mais velhos... menos hábeis... e mais necessitados da ajuda alheia! Respeitemo-nos agora para que possamos colher bons frutos no futuro!


Uma excelente quinta-feira pra todos!


Nenhum comentário: