terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Só o tempo constrói...




Bom dia a todos...


Tempo... maldito tempo... tempo que nos falta... tempo que nos resta... tempo que não soubemos aproveitar... tempo que passou... tempo que virá! Quanto tempo falta?

A falta de tempo é uma reclamação corriqueira entre as pessoas... deixamos de fazer algo sempre porque nos falta tempo! Exercícios físicos, lazer, ler um bom livro, ouvir música, escrever no blog... sempre falta tempo! Essa é a minha desculpa favorita pra ter minha barriga de chopp e por não ter escrito aqui nesses últimos dias! Faltou tempo...

Bem... na verdade, não é sobre tempo - ou a falta dele - que quero falar... Algo mais profundo e mais urgente me inspira hoje! Algo que ou se tem ou não se tem... Depositam ou não sobre a gente... Confiança!

Uma vez, alguém muito sábio disse que "leva-se uma vida para consquistar a confiança de alguém e 10 segundos para perdê-la". Considero essa frase de uma sapiência sem tamanho, pois somente que vive a experiência de perder a confiança de/em alguém sabe exatamente do que ela trata.

Vidas são ceifadas por falta de confiança! Amizades perdidas... amores acabados... economias abaladas... caos! Quando não somos considerados "confiáveis", parece que as portas do mundo se fecham. Quando não confiamos em alguém, sequer nos interessamos por seus problemas... não nos interessamos em conhecê-la mais profundamente. Em nossas vidas profissionais, somente aqueles que gozam da confiança do chefe é que se destacam no trabalho. E é sempre assim...

Mas, honestamente... não há como falar de confiança sem remeter às nossas vidas pessoais... nossas vidas amorosas... nossas amizades... nossas famílias, afinal... quem não tem medo de ser traído pelas pessoas que ama? Pai, mãe, irmãos, esposas, esposos, namorados, namoradas, amigos, etc...? Nesse elenco, devem estar as pessoas em que devemos ter a coragem de confiar nossas vidas, nossos mais profundos anseios e medos. São com elas que desejamos compartilhar nossas alegrias, mas também nossas tristezas... nossas decepções! São a elas a quem recorremos nos momentos de dúvida, de necessidade. São a elas a quem dedicamos as vitórias do caminho percorrido e em quem nos amparamos nas derrotas. Deveria ser assim... mas nem sempre o é!




Mas então o que fazer para confiar e ser confiável!? Nossa... como eu queria ter uma cartilha que me ensinasse essas lições. Tenho certeza de que seria um dos livros mais vendidos na seção de auto-ajuda das livrarias! A resposta, eu não tenho! Acho que ninguém tem, de fato! As pessoas são o que são e muitos de seus hábitos são imutáveis depois de um certo tempo! Não se ensina a confiar... nem a ser confiável... as pessoas simplesmente são! É ótimo poder ter alguém em quem a gente confie... em quem a gente se ampare... com quem a gente possa contar! Mas também é muito bom que representemos isso tudo para alguém também... que sejamos o porto seguro de alguém que nos ama... porque, sinceramente, quando não somos o porto seguro de ninguém, também não temos um pra gente!

Tenho a teoria de que a vida é um mercadão! Ninguém se relaciona com outra pessoa "de grátis"! Nossas emoções são constantes objetos de escambo! Amor incondicional só existe de mãe pra filho, e olhe lá! Com a confiança não é diferente... para que confiemos em alguém, ela precisa demonstrar ser digna dessa confiança, senão.... nem fodendo! Para que alguém confie na gente, idem! São nossos atos que nos definem como sendo dignos ou não da confiança de alguém!

Mas foda mesmo, é quando perdemos a confiança em/de alguém! Somos tratados como lixo... ou então tratamos alguém assim! Ser olhado com desconfinça, pelo menos pra mim, é uma das piores sensações que existem, pois é como se você estivesse sujo o tempo todo... como se nada do que você diga ou faça seja relevante... como se você perdesse o direito de emitir opiniões e tê-las respeitadas! Sei que é assim, pois já passei por isso! Já estive dos dois lados da moeda! Quando é alguém que nos trai a confiança, somos capazes de demonstrar nossos piores sentimentos de desprezo, raiva e rancor! Pra não falar em alguns casos de nojo por aquela pessoa... E isso também não é bom! De fato, é muito pior, pois ninguém tem idéia do quão cruel pode ser... somente as circunstâncias podem definir!

Recuperar a confiança de/em alguém, requer muito tempo! Como dito antes, leva uma vida inteira! As pessoas têm que estar dispostas a tentar, pelo menos... mas isso não é regra! Principalmente para aqueles que foram traídos! O desejo de seguir em frente é grande... a vontade de esquecer o que passou, também... mas sempre tem algo que perturba, que incomoda, que inferniza! Parece até aquela coisa de desenho animado em que fica um "anjinho" e um "diabinho", cada um em um ombro da pessoa dizendo-lhe o que ela precisa fazer! E pra infernizar, meus caros... sempre tem alguém disposto! Seja falando bobagens, acusando sem provas, enchendo a cabeça do outro com caraminholas... pra fazer o mal, come-se até cu de calango, quanto mais infernizar a vida de uma pessoa... semear a discórdia!

Bem... só quero dizer que, como tudo na vida, muitas coisas não dependem somente de nós! Às vezes, a porrada vem de onde (ou quem) menos se espera e não nos resta outra alternativa a não ser tentar fazer o melhor que podemos para superar a adversidade! Repito... Somos o que somos e nossos atos nos definem! Tentemos melhorar o que podemos e aceitar o que não dá pra ser melhorado!

Um excelente dia pra todo mundo!



2 comentários:

♥♥♥ñå†ÿ♥ disse...

caraca!!!td oq vc disse serviu pra mim!cara eu perdi a confiança do meu namo pq eu trai ele pois estava bebada numa festa q agenti foi!eli tava la mais teve q ir embora mais cedo pois tinha um compromisso!Bem, agora ele naum sabe se continua comigo ou naum, eli disse q tenhu duas semanas pra reconkistar a confiança dele!naum sei oq fazer pois como vc disse ''para se conkistar a confiança de alguem leva uma vida'' e eu so tenhu duas semanas!Eu amo meu namo e so fc com o outro pq eu estava bebada e prometi pra eli q nunca mais vo fazer isso mais eli ainda ker q eu reconquiste a confiança dele!!!Se tiver como vc me ajudar manda um e-mail pra mim!Te peço me ajude estou desesperada!!!
bjsss
meu e-mail é:natynovinha100@yahoo.com.br

ME AJUDE!!!

Rodrigo disse...

li seu texto e amei! Muito bem escrito!
Queria, se possivel, alguns conselhos e ajuda sobre o tema
rodrigosfer@globo.com

atenciosament,
Rodrigo